Sabe quando a gente está com vontade de uma sobremesa e até tem um ingrediente bem gostoso em casa, mas não sabe bem o que fazer com ele e não quer comer puro? Bom, pão de forma a gente sempre tem pra emergências né? Essa receita de tortinha de pão de forma é uma sobremesa bem fácil que pode resolver!

Os ingredientes basicamente são pão de forma, um pouco de margarina e o recheio que você quiser (tiver). Algumas semanas atrás eu fiz essa tortinha de pão de forma recheando com doce de leite e rodelas de banana (procura lá no @oquetemdesobremesa). Dessa vez foi com Nutella e morangos. Deve ficar bom também com brigadeiro, com ou sem frutas, com chocolate e marshmallow, confeitos de chocolate… E até com recheios salgados!

Tentei tirar fotos do passo a passo para facilitar.

1. Corte o pão de forma em círculos, pressionando um copo ou xícara.

tortinha de pão de forma

2. Deixe mais fino passando um rolo de macarrão, ou o próprio copo que usou pra cortar.

tortinha de pão de forma

3.  Passe um pouco (pouco mesmo)de margarina em um dos lados.

4. Coloque em forminhas de cupcake, com o lado com margarina encostando na forminha. Eu usei uma máquina de cupcakes, e a dica pra quem também for usar é colocar o pão de forma com ela ainda fria, pra poder encaixar bem sem se queimar. Coloquei dobradinha primeiro e depois pressionei para abrir as laterais.

como fazer trouxinha de pão de forma

5. Recheie como quiser, se quiser o recheio quente. Se preferir o recheio frio deixe pro final. Dessa vez eu usei Nutella.

cestinha de pão de forma com nutella

6. Asse até ficar douradinho. Como eu usei a máquina de cupcakes, fui olhando conforme ela apagava a luz, levou uns 10 minutos. Você pode fazer no forno normal, é só olhar de vez em quando também.

7. Retire das forminhas e finalize como quiser. Eu coloquei os morangos no final porque não queria eles quentes. Quando fiz o de doce de leite com banana coloquei a banana antes porque queria quente e derretidinha.

cestinha pão de forma nutella morango

Está pronta sua tortinha de pão de forma! Uma sobremesa rápida, fácil, bonitinha e muito gostosa!

 

PS: pra não desperdiçar o pão que foi cortado minha dica é picar em pedaços menores, assar e usar como croutons pra salada!