torta de maçã tradicionalA torta de maçã é uma sobremesa muito tradicional nos Estados Unidos, e realmente muito gostosa. É uma receita que permite algumas variações, principalmente no tipo da maçã, mas você pode usar a que mais gostar, ou até misturar mais de um tipo se preferir.

Torta de Maçã

Ingredientes:
Massa
3 xícaras de chá de farinha de trigo
200g de manteiga gelada (sem sal)
2 colheres de sopa de açúcar
80ml de água gelada
1 gema

Recheio
5 maçãs (médias)
½ xícara de chá de açúcar
1 limão
3 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de noz-moscada

Como fazer:
Pique a manteiga em uma tigela e misture com a farinha usando as pontas dos dedos, até que fique como uma farofinha.
Coloque o açúcar e vá aos poucos juntando a água e amassando até que consiga formar uma bola com a massa.
Divida a massa em duas partes, uma com 1/3 e outra com 2/3. Coloque cada parte entre duas folhas de papel manteiga e abra com um rolo deixando com formato arredondado. Leve as duas partes para a geladeira por 2 horas.
Depois das 2 horas coloque a maior parte da massa no fundo da forma (entre 20 e 25cm de diâmetro), subindo para as laterais. Corte tiras de 1 cm de largura com a menor parte da massa, usando uma faca ou um cortador de pizza. Leve para o congelador por 20 minutos, enquanto prepara o recheio.
Descasque as maçãs e corte em fatias bem finas. Coloque em um tigela com o suco do limão, o açúcar, a canela, a noz-moscada e o amido de milho e misture tudo. (Pode colocar raspas do limão também se quiser)
Coloque o recheio na forma com a massa, pressionando para caber tudo. Cubra com as tiras de massa, formando um trançado. Pincele uma gema nas tiras de massa trançadas e polvilhe um pouco de açúcar para caramelizar.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 50 minutos ou até dourar bem.
Deixe esfriar completamente antes de cortar para não quebrar.

Dicas:
– Se não quiser fazer o trançado em cima, use a segunda parte da massa esticada mesmo, mas faça alguns cortes na massa para que o vapor não fique preso.
– Se gostar pode colocar outros temperos, como cravo em pó e gengibre. A canela fica suave, se gostar bastante pode dobrar.
– A massa tem que estar bem gelada antes de ir pro forno pra ficar bem crocante.
– Fica uma delícia servida com sorvete de creme.

* A foto não é minha, peguei nesse site.