torta alemã com doce de leiteNa semana passada postei no Instagram essa Torta Alemã do Cafeína (RJ), e a Francielly me pediu a receita. A composição dela é: creme alemão, doce de leite, chantilly e farofa de biscoito. Precisei dar uma pesquisada, não encontrei a receita exata, mas acho que cheguei em uma que se não for exatamente igual deve ficar muito próxima e tão deliciosa quanto!

Receita de Torta Alemã com Doce de Leite

Ingredientes:
3 pacotes de biscoito Maria
Leite para umedecer os biscoitos

1 lata de doce de leite (pode ser o leite condensado cozido)
300g de manteiga sem sal
300g de açúcar
3 latas de creme de leite gelado e sem soro
4 gemas
2 colheres de chá de baunilha

500g de creme de leite fresco para chantilly
3 colheres de sopa de açúcar

Como fazer:
Comece pelo creme batendo na batedeira 300g de manteiga com 300g de açúcar até obter um creme esbranquiçado. Acrescente as gemas, uma por vez, sem deixar de bater, até ficar um creme claro. Desligue a batedeira e junte o creme de leite e a baunilha só mexendo até ficar homogêneo.

Forre o fundo de uma forma redonda (de preferência com fundo removível) com papel alumínio ou filme plástico para facilitar na hora de desenformar. Faça uma primeira camada com os biscoitos levemente umedecidos no leite e cubra com uma camada do creme. Faça mais uma camada de biscoitos e dessa vez cubra com o doce de leite*. Repita mais uma camada de cada e reserve na geladeira.

Novamente na batedeira bata o creme de leite fresco com as 3 colheres de açúcar aumentando a velocidade até chegar no ponto de chantilly. Cuidado para não bater demais, pare assim que virar chantilly, deve levar entre 5 a 10 minutos.

Coloque o chantilly por cima da última camada de doce de leite da torta. Pode fazer uma camada fina e guardar o restante na geladeira para usar em outra receita.

Finalize com bastante biscoito triturado (no mixer, liquidificador ou até na mão, envolvendo em um pano de prato e amassando bem).

Sua torta alemã com doce de leite está pronto, agora deixe na geladeira por pelo menos 5 horas antes de servir, ou de um dia pro outro se possível.

 

* Caso opte pelo leite condensado cozido faça um dia antes para ter certeza que já estará frio quando for abrir a lata e utilizar.