suflê de goiabada com calda de requeijão

Goiabada com queijo é uma sobremesa super clássica aqui no Brasil, também conhecida como Romeu e Julieta. O nome é uma referência ao casal de Shakespeare que era de famílias opostas, mas não se importava com isso porque combinava no amor, assim como os sabores da goiabada e do queijo, que são opostos por serem um doce e um salgado, mas simplesmente combinam. Suflê é um prato francês que pode ser doce ou salgado, mas é sempre muito leve, afinal o nome soufflé em francês significa assoprado. Já deu pra imaginar que um suflê de goiabada com calda de requeijão é uma versão bem leve e suave do Romeu e Julieta clássico né?

Outro dia a Fabiana me marcou na foto do suflê que ela fez (acima), inspirada pelo do Fogaça, e me passou a receita. Quer fazer também? Anota aí:

Ingredientes:

Suflê
4 claras
200g de goiabada cremosa

Calda
1 copo de requeijão (pode ser light)
1 xícara de leite (pode ser desnatado)

Como fazer:

Suflê

Bata as claras em neve até que fiquem bem firmes (dica: coloque 1 pitadinha de sal quando as claras começarem a subir para que elas fiquem ainda mais firmes!).

Adicione a goiabada aos poucos e misture delicadamente com um fouet.

Coloque em potinhos individuais de cerâmica próprios para suflê. Costuma render 6 potinhos.

Leve ao forno pré aquecido em 180 graus por 15 minutos ou até que fiquem dourados. (Ela deixou um pouco menos porque estava com medo de queimar, mas poderia ter deixado os 15)

Calda

Aqueça o requeijão e adicione o leite aos poucos, mexendo sempre, até ficar uma mistura homogênea. Sirva ainda quente por cima do suflê também quente.

 

Eu não sou uma grande fã da combinação goiabada com queijo (ou requeijão), porque pessoalmente não gosto de misturar doce com salgado. Experimentaria porque acho que o sabor da calda deve ficar bem suave, mas também acho que só o suflê já deve ficar uma delícia! Quem fizer me conta o que achou e marca a #oquetemdesobremesa pra eu ver como ficou!