torta holandesa mr beyEu já contei nesse post sobre a origem da Torta Holandesa, que na verdade foi criada em Campinas (SP) e não na Holanda! A receita original é guardada a sete chaves pela Mr. Bey e eu fiquei devendo na quele post. A boa notícia é que recebi uma receita e quem me passou jura que fica igualzinha! Eu ainda não testei, mas como me pediram no Instagram recentemente vou compartilhar com vocês, com todas as dicas que me passaram também, e quem fizer me conta depois como ficou!

Torta Holandesa

Ingredientes:

Base
1 pacote de biscoito de maizena
100 g de manteiga sem sal
1 pacote de biscoito redondo coberto com chocolate

Creme
200 g de manteiga sem sal (não pode ser margarina)
1 xícara de chá de açúcar
2 latas de creme de leite sem soro e bem gelado (não pode ser caixinha, tem que ser sem soro e tem que ser bem gelado)
1 colher de sopa de essência de baunilha

Cobertura
1 barra de chocolate meio amargo
1 caixinha de creme de leite (ou uma lata, sem soro)

Como fazer:
Triture o biscoito de maizena (no liquidificador, no processador ou amassando em um saquinho plástico). Amoleça um pouco a manteiga no microondas (cerca de 20 segundos). Misture o biscoito triturado com a manteiga e coloque em uma assadeira de fundo removível, pressionando no fundo até cobrir o fundo todo. Na lateral coloque os biscoitos cobertos de chocolate em pé, com o chocolate virado pra fora. Leve pra geladeira.
Na batedeira bata a manteiga (pode tirar da geladeira um pouco antes pra ficar mais molinha) e o açúcar até obter um creme bem claro. Junte o creme de leite (de lata, sem soro e bem gelado, é importante) e a baunilha e mexa bem, sem bater, somente até ficar um creme homogêneo. Esse creme deve ficar firme, se mexer demais começa a ficar líquido. Coloque esse creme por cima da base que estava na geladeira e volte tudo pra geladeira por pelo menos 2 horas.
Derreta o chocolate no microondas (de 30 em 30 segundos, mexendo em cada intervalo até ver que está derretido). Misture o creme de leite até ficar um creme homogêneo. Deixe esfriar e só coloque por cima do creme branco quando estiver em temperatura ambiente (e o creme já tiver ficado 2 horas na geladeira).
Deixe a sua Torta Holandesa na geladeira por pelo menos 6 horas antes de servir, se puder fazer um dia antes é melhor.