Tiramisu é uma das minhas sobremesas preferidas, e minha vó faz um maravilhoso! Há alguns anos ela descobriu que estava com diabetes, e começou a adaptar várias receitas, e essa, na minha opinião, é a melhor delas. Um pouco antes do carnaval recebi em São Paulo um kit lindo de Philadelphia e já logo pensei no Tiramisu! Combinei com ela que faríamos juntas no último domingo, já que eu estaria por lá. Os planos mudaram e eu acabei não indo almoçar com ela. Na segunda-feira pedi a receita pra tentar fazer sozinha, mas precisa de batedeira e a minha estava no Rio de Janeiro… Mesmo eu não tendo feito a receita posso garantir que ela é ótima, porque já comi várias vezes!

Ingredientes:

9 colheres de sopa de açúcar (ou adoçante culinário, a quantidade é a mesma)
3 gemas (ou 4 se o ovo não for grande)
1/2 xícara de chá de cream cheese (ou 1 copo de requeijão)
3 colheres de sopa de vinho tinto (vinho doce, do porto ou licor)
1 sachê de gelatina sem sabor hidratada em água
3 claras em neve (ou 4 se o ovo não for grande)
500 ml de chantilly (feito com creme de leite fresco)
Biscoito champanhe
Café forte (3 colheres de sopa de pó de café para 1 e 1/2 xícara de chá de água)
Cacau em pó

Modo de fazer:

Bata na batedeira o açúcar (ou o adoçante culinário) com as gemas até clarear bem. Minha vó faz essa parte em banho maria, porque não gosta de usar ovo cru, mas não é necessário.
Adicione o cream cheese, o vinho e a gelatina hidratada e bata novamente para misturar tudo. Reserve.
Bata o chantilly e reserve.
Bata as claras em neve.
Incorpore o chantilly e as claras em neve no primeiro creme, misturando delicadamente, pra continuar aerado.
Para montar você pode usar um refratário grande ou taças individuais.
Ponha uma colher de sopa de cacau no café forte e passe os biscoitos pelo líquido, só para umedecer. O biscoito champanhe absorve líquido bem fácil, se deixar muito tempo o sabor vai ficar muito forte e a consistência muito mole.
Agora é só montar como um pavê, alternando camadas de biscoitos e creme, deixando sempre creme por último. Pra finalizar polvilhe cacau por cima (no da foto ela colocou raspas de chocolate).
Deixe na geladeira por algumas horas antes de servir.

Vovó não é adepta de medidas e receitas assim, por isso não tem quantidade de biscoitos, de cacau… Mas o principal tem, e eu juro que essa receita de tiramisu é inesquecível!