receita de palha italiana como fazer

Palha Italiana, ao contrário do que o nome sugere, é um doce bem brasileiro. É uma receita bem fácil de fazer também, mas tem seus truques!

A base da receita de palha italiana é brigadeiro e biscoito de maisena picado, coberto com açúcar. Se o brigadeiro é um doce criado no Brasil, a palha também é! O brigadeiro foi criado durante a campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes para a presidência, quando um grupo de eleitoras fazia e vendia doces de leite condensado com chocolate para ajudar a arrecadar dinheiro para a campanha, e o doce ficou conhecido como o doce do brigadeiro). Os italianos tem o Salaminho de Chocolate, um doce feito com uma “massa” de chocolate e biscoito picado, enrolado em formato de cilindro e cortado em fatias, como um salame (eu costumada fazer com a minha vó quando era pequena… vou pedir a receita pra ela!). Visualmente o salaminho lembra a palha, por serem doces de chocolate com biscoito picado, então talvez o Italiana venha daí. O termo palha eu não sei mesmo…

Vamos a receita e aos truques!

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
4 colheres de sopa de achocolatado ou chocolate em pó
1 colher (bem cheia) de margarina
1 pacote de biscoito de maisena

Como fazer:

Pique os biscoitos (pode ser com a mão, ou envolver com um pano de prato e apertar) e reserve.

Coloque os outros ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo baixo. Mexa até começar a soltar do fundo da panela. Acrescente os biscoitos e continue mexendo até misturar bem. Retire do fogo.

O primeiro grande truque é levar para gelar depois, assim fica mais fácil de cortar. Pode ser na geladeira ou até no freezer pra acelerar. Pra isso despeje a massa da palha italiana em um recipiente retangular untado com margarina e espalhe bem, pra ficar retinho por cima. Outra dica aqui é ao invés de untar forrar o recipiente com papel manteiga, assim fica bem mais fácil pra tirar depois.

Quando a palha italiana estiver bem gelada e durinha é hora de cortar. Mais um segredo de ouro: untar a faca! Use uma faca grande (com ou sem serrinha, como preferir) e passe um pouco de óleo (de cozinha, obviamente) em toda a parte da lâmina. Assim o brigadeiro não gruda na faca e os quadradinhos ficam mais bonitinhos! Ah sim, corte em quadradinhos, do tamanho que preferir. Você pode primeiro tirar as bordas pra ficar mais uniforme.

Pra finalizar, passe os quadradinhos no açúcar. Agora é só servir, ou embalar para vender!

 

Eu coloquei uma receita básica de brigadeiro, mas você pode usar qualquer outra que preferir. Pode colocar creme de leite, ou usar chocolate picado ao invés do achocolatado, o chocolate pode ser meio amargo, ou até fazer de outros sabores, como brigadeiro branco, de limão…