Bala Baiana

Outro dia a Helô me marcou no Instagram nessa foto de bala baiana que ela mesma tinha feito. Achei bem diferente e bem legal, então pedi pra ela me passar a receita pra compartilhar aqui com vocês! Ela me mandou no receitas@oquetemdesobremesa.com.br, e quem quiser me mandar alguma receita também pode enviar por lá!

Ingredientes:

Para a bala
– 1 lata de leite condensado
– 1 colher de sopa de margarina
– 100g de coco ralado

Para a calda
– 2 xícaras de açúcar
– 1 xícara de água
– 2 colheres de sopa de vinagre de álcool

Modo de preparo:

Em uma panela colocar o leite condensado e a margarina e mexer até o ponto de brigadeiro para enrolar (desgrudando do fundo da panela).
Desligar o fogo, acrescentar o coco ralado e misturar até que o coco esteja totalmente incorporado. Deixar gelando enquanto faz a calda (ela deu a dica de que às vezes coloca até no freezer para ir mais rápido).
Para a calda colocar o açúcar, a água e o vinagre em uma panela e deixar no fogo até o ponto de fio.
Enquanto a calda está no fogo enrolar as bolinhas como para fazer beijinho, espetar palitinhos de madeira e passar margarina em um prato para poder colocar as balas depois de passadas na calda.
Quando a calda estiver no ponto banhar as bolinhas e colocar no prato.
Ela disse que nem costuma esperar gelar pra comer, mas acho que o ideal é esperar pelo menos a calda endurecer.
Segundo a Helô a bala baiana é um doce rápido, fácil e fica uma delícia!

É como se fosse um beijinho caramelado né? Deve ficar muito gostoso mesmo… Quem vai testar? Lembra de colocar a #oquetemdesobremesa se postar no Instagram ou marcar a nossa página no Facebook O Que Tem de Sobremesa?, que eu quero saber como ficou a sua bala baiana!