A receita de hoje é a minha especialidade de Natal: Mousse de Maracujá! Esse ano, por estar morando no Rio de Janeiro e passar o Natal em São Paulo, vou levar algo pronto, mas ela tem feito muito sucesso nos últimos anos. Meu pai me pede pra fazer sempre, desde que fiz a primeira vez. Cada Mousse de Maracujá com Chocolateano eu mudo um pouquinho, mas a base é sempre a mesma: mousse de maracujá com chocolate.

A receita da mousse é bem simples:

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 medida da lata de suco concentrado de maracujá

Eu geralmente dobro a receita e já faço logo duas travessas, então uso 2 latas de leite condensado, 2 de creme de leite e 1 garrafinha de suco, nem meço.

É só bater tudo no liquidificador, lembrando de não colocar o leite condensado primeiro (se não ele “gruda” e não mistura direito), até ficar bem aerado e colocar na geladeira. Acho que umas 4 horas é suficiente pra gelar, eu geralmente faço um dia antes, ou faço de manhã pra comer a noite.

As minhas variações estão no chocolate. As vezes ponho chocolate meio amargo picado no meio da mousse. Outras faço um ganache pra colocar por cima. Acho até que já cheguei a fazer as duas coisas! Ah, e gosto de fazer tipo pavê também, intercalando camadas de biscoito de maizena com mousse e finalizando com o chocolate picado, ou com o ganache.

Pra quem quiser usar ganache a receita é simples também:

  • 400g de chocolate meio amargo (geralmente uso 3 barras da Hershey’s, que tem 130g cada)
  • 200g de creme de leite (uma caixinha)

É só derreter o chocolate e misturar o creme de leite! Eu acho mais fácil derreter no microondas, mas tem que ir aos poucos, de 30 em 30 segundos, pra não queimar! Essa proporção de chocolate/ creme de leite fica bem firme, quem quiser mais molinha, mais cremosa, pode diminuir um pouco o chocolate.