O Mil Folhas é um doce ao mesmo tempo muito simples e muito complexo! O tradicional tem sabores simples, uma massa folhada e um creme de baunilha, que não encantavam meu paladar infantil. Achava aquilo sem graça e não entendia como alguns adultos podiam gostar tanto. A baunilha me conquistou com os anos, aprendi a apreciar sua delicadeza, ela tem que ser degustada com calma e atenção para ser devidamente percebida. A complexidade do Mil Folhas fica por conta do contraste entre o crocante da massa folhada e a suavidade do creme de confeiteiro, que ainda deve ser firme o suficiente para segurar a massa e manter a estrutura do doce.

Para nós o Mil Folhas é uma sobremesa de origem francesa, mas o mille-feuilles também teve uma origem. Sua base, a massa folhada, veio do Oriente Médio, onde já se consumia a Baklava. Na França essa massa folhada foi adaptada para como a conhecemos hoje, recebeu o recheio de creme e ganhou esse formato, que remete a arquitetura da época, no caso napoleônica.

Em alguns países o doce é conhecido como Napoleon (Napoleão), mas dizem que é uma tradução errada da referência a Nápoles na Itália e nada tem a ver com o imperador francês. Na Rússia existe uma sobremesa chamada Наполеон (Napoleão) que é parecida com o Mil Folhas, mas feita como um bolo e servida em fatias triangulares, feita em 1912 para comemorar o centenário da vitória russa sobre Napoleão, então lá a relação é clara e declarada.

Mantendo a mesma ideia de massa folhada e recheio cremoso o Mil Folhas pode ter diferentes nomes e sabores ao redor do mundo. O tradicional creme de baunilha foi bastante adaptado e reinventado, podendo ser de chocolate, amêndoas, caramelo, ou até de espinafre na Itália!

Mil Folhas de Morango - OFNER

Por aqui a confeitaria paulista Ofner lançou pra esse inverno o Mil Folhas de morango! O primeiro recheio é de creme de baunilha, mas o segundo é de chantilly com morangos e a cobertura de geleia de morango. Eu já aprendi a gostar do clássico, mas amo morango e não vejo a hora de ir pra São Paulo pra poder experimentar!