bala de gelatina haribo

Acho que balas são os primeiros doces que as crianças consomem né? Eu pelo menos tenho várias memórias de infância com balas… a festa que era alguém comprar bala e dividir com os amigos; nas feiras de ciências na escola o prêmio pra quem acertasse as perguntas no final era sempre uma bala; um menino mais velho que era apaixonadinho por mim e pra me conquistar me dava bala quase todo dia (menino esperto esse, mas não, não funcionou); ir na feira com a minha vó e torcer pra ela chegar até o final que era onde tinha a barraca de bala (devia ter outras coisas na barraca, mas só me lembro das balas); me achava super rica quando pedia o troco em bala, porque naquela época eram bem baratinhas então sempre vinha um mooonte de bala; engasgar com bala Soft era um clássico, tanto que depois mudaram o formato; um amigo do meu pai que sempre tinha um estoque de Frumello; cortar o cabelo e ganhar pirulito (é quase bala, vai); a guerra que era quando estourava o bexigão cheio de doces em festas de aniversário; arrancar dente de leite que já estava mole com bala de leite, tipo caramelo; a diversão que eram as lojas que você pegava o seu saquinho e enchia de bala de gelatina com formatos e sabores super diferentes…

Era aí que eu queria chegar. Lembrei tudo isso tentando pensar quando eu tinha conhecido essas balas de gelatina com formatos diferentes. Foi nessas lojas que surgiram nos anos 90, quando eu tinha acho que uns 10 anos. Até então só conhecia bala de goma daquela redonda, de tubinho, ou a que parece um morrinho, coberta de açúcar, ou a que parece um feijãozinho, que eu chamo de jujuba. Essas lojas eram um paraíso de açúcar, vários tubos, cada um com uma bala de cor, formato e sabor diferentes (banana, melancia, coca-cola, ácidas…) e você pagava por peso. Foram uma febre, diminuiu muito e agora parece que está retomando fôlego, tenho visto algumas por aí.

Eu não me lembro qual era a marca das balas na época, se é que tinha. Hoje a que mais conhecemos por aqui é a espanhola Fini, mas no mundo acho que a principal é a alemã Haribo (site de Portugal, porque não tem do Brasil). Foi a Haribo que em 1922 criou os famosos Gummies, que são as balas de gelatina com formato de ursinho! Elas foram inspiradas nos “ursos bailarinos” da época medieval, que devidamente presos e treinados ficavam dançando em praça pública pra entreter o povo. Atualmente são diversos formatos e sabores, como essas “chupetinhas” da foto, que eu achei no armário hoje e inspiraram o post. Só uma dica, como eles evitam usar corantes artificiais sugiro não tentar ler a lista de ingredientes! Claro que não afetam o sabor, mas saber que as balas podem ter espinafre, urtiga ou sabugueiro não é muito legal para pessoas influenciáveis.