O ano está chegando no fim e resolvi fazer um “Melhores do ano”, relembrando as melhores sobremesas que comi em 2015. Foram muitos doces gostosos e foi difícil fazer essa seleção, mas decidi escolher 10 sobremesas que me marcaram por alguma razão. Tem doce do Rio de Janeiro, tem de São Paulo, e até da minha avó… a ordem é cronológica, porque se tivesse que colocar em ordem de preferência a indecisa aqui não ia terminar o post ainda esse ano!

1 – Ovo de colher de bolo de chocolate da Sabor Divino Doceria (RJ)

ovo de páscoa de bolo de chocolate

A Sabor Divino Doceria me mandou um kit com esse ovo grandão, um menor e alguns brigadeiros. Escolhi esse ovo de páscoa porque foi inesquecível. Ele é recheado com bolo do chocolate e brigadeiro, coberto com splits de chocolate belga. Lembro que quando abrimos só paramos de comer porque já tínhamos marcado de sair com uns amigos, se não teríamos comido até acabar!

 

2 – Torta de chocolate do Z Deli (SP)

torta de chocolate zdeli

Eu estava com a rinite e a sinusite atacadíssimas no dia que fomos no Z Deli, achei os lanches até gostosos (porém pequenos), mas na hora da sobremesa… passou todo o meu mal estar! Essa torta de chocolate é muuuito cremosa, parece um ganache de chocolate, imperdível! Na próxima vez que voltar lá acho que eu pulo o hambúrguer e vou direto pra sobremesa e não vou dividir minha torta de chocolate com ninguém!

 

3 – Gelato de mascarpone com fior di arancione do Leo Gelato (RJ)

gelato leo de mascarpone com fior di arancione e caramelo

Eu jamais teria escolhido esse sabor, mas a atendente disse que era um dos melhores, fez questão que eu provasse e eu amei!!! Ponto extra pro atendimento, que nem sempre é tão simpático no Rio de Janeiro, porque quando eu fiquei em dúvida se combinaria com o de caramelo ela prontamente pegou uma provinha de cada para eu experimentar junto. Todos os sabor lá são ótimos (já voltei algumas vezes), mas esse foi o primeiro, foi uma bela surpresa e é uma delícia! Mascarpone é tipo um queijo (bem suave, usado em algumas sobremesas) e fior di arancione é flor de laranja, então o gosto é mais próximo do de laranja, mas não é um sorvete de laranja… tem que experimentar pra entender!
Eles não tem site nem nenhuma rede social, mas fica na Rua Santa Clara em Copacabana.

 

4 – Brigadeiros da Paladar do Brigadeiro (SP)

melhores do ano paladar do brigadeiro

Essa escolha foi muito difícil, porque recebo muitos brigadeiros, geralmente maravilhosos, então seria muito injusto escolher um só! O que fez esse merecer entrar nos melhores do ano foi um sabor diferente e com uma cor linda, o de amora! Fiquei encantada com o pink lindo e com o gosto bem marcado, foi inesquecível. O de capim santo também era bem bom!

 

5 – Cheesecake de creme de avelã da minha avó

cheesecake de creme de avelã

Eu não sou muito fã de cheesecake em geral, acho pouco doce, consistência estranha, não sei explicar. Mas esse… foi uma das melhores sobremesas que já comi na vida! Foi minha avó que fez no Dia dos Pais e só me contou que era cheesecake depois que eu já tinha amado! Ela disse que era muito fácil e passou a receita, se você não viu veja aqui, faça e me conte se não é maravilhoso!

 

6 – Bolo de palha italiana da Bolo Sem Vergonha (RJ)

bolo de palha italiana do bolo sem vergonha

É um bolo de chocolate com recheio de palha italiana (brigadeiro com bolacha de maisena) e cobertura de brigadeiro. É simples na teoria, mas achei inovador porque nunca tinha visto e o resultado é uma delícia! Quando eu recebi tive que me segurar pra não comer inteiro porque estava sozinha em casa!

 

7 – Sorvelacha de morango do Me Gusta (SP)

sorvelacha de morango me gusta

É um sanduíche de bolacha de maisena recheada com uma camada de leite condensado e sorvete de morango do Me Gusta. Achei a ideia legal, a cor linda e o sabor delicioso! Estava apaixonada pelas fotos que eu via no Instagram e gostei mais ainda quando provei, comeria um todo dia…

 

8 – Crostata di Mela do Abbraccio (SP)

crostata di mela

Lendo a descrição no cardápio eu não me empolguei com essa sobremesa do restaurante Abbraccio, mas mais uma vez a sugestão da garçonete foi perfeita! É uma torta de maçã com caramelo que não adianta descrever… Mais uma sobremesa que eu voltaria no restaurante só por ela (não que o resto do cardápio não seja incrível também).

 

9 – Brigacake de churros da Limark (SP)

bolo do pote de churros

A embalagem é fofa (potinho em formato de brigadeiro) e o bolo de churros m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o! Cheiroso, macio, saboroso, inesquecível… não podia não estar nos melhores do ano!

 

10 – Torta de banana com chocolate do Café Maré Mansa (Búzios, RJ)

torta de banana com chocolate

Quando fui pra Búzios dei uma pesquisada na internet sobre o que conhecer por lá e vi algumas indicações dessa torta do Café Maré Mansa, que por coincidência era bem perto de onde ficamos. Demos sorte de pegar chegando uma forma nova, fresquinha e morninha ainda! Nem imagino como é feita a torta, não é uma massa tradicional, fica muito leve, muito gostosa e esse pedaço de chocolate fica derretido, perfeito! Outra sobremesa que eu poderia comer todo dia…
Também não tem site nem redes sociais, mas fica na Travessa Oscar Lopes Campos, 4 em Búzios, que é uma travessa da Rua das Pedras, perto do píer.