ursinhos haribo no brasil

Ótima notícia pros amantes das famosas balinhas de ursinho: a Haribo vai abrir fábrica no Brasil! Essa é uma boa notícia também economicamente, afinal deixando de ser importada a bala deve ficar mais barata pro consumidor. E pensando um pouco além, uma nova fábrica significa mais empregos e não deixa de ser uma demonstração de confiança na economia do país. O presidente da empresa afirmou a um jornal alemão que uma pequena unidade de produção deve ser inaugurada ainda esse ano, perto de São Paulo. Por ser pequena não dá pra saber ainda se a Haribo brasileira fabricará a mesma variedade de balas de goma encontrada na Alemanha, mas acredito que a bala de ursinho, que é a principal, não deve faltar!

Para quem não conhece, a Haribo foi fundada em 1922 por Hans Riegel, na cidade alemã Bonn. O nome veio das iniciais do nome dele e da cidade HA – RI – BO. No começo a produção era pequena e entregue de bicicleta pela própria família. Aparentemente alemães gostam bastante de doces e de ursos, e a inspiração para fazer as balas de goma no formato de urso veio dos “ursos bailarinos”, animais treinados para divertir a massa em praça pública na época medieval. O slogan da Haribo é “Haribo faz a criançada feliz” (isso rima em alemão) desde 1930, e em 1960 recebeu um complemento muito justo “E os adultos também”!

A empresa hoje é comandada pelo neto de Hans Riegel, Hans Guido Riegel, com uma administração familiar considerada bastante autoritária e antiquada, mas que parece funcionar muito bem, afinal são mais de 6 mil funcionários e uma produção de mais de 80 milhões de unidades por dia!

Além da fábrica no Brasil, que vai abastecer outros países da América Latina, a Haribo também vai abrir uma unidade de produção nos Estados Unidos, que é o maior mercado de doces do mundo, e pretende exportar para a China, onde o consumo de doces vem aumentando.

Sejam bem vindos ursinhos!