Eu já falei por aqui o quanto sou apaixonada por morangos e tudo feito com eles. A temporada deles já está acabando, então a maioria dos lugares começa a abaixar o preço, até porque eles nem sempre estão tão bonitos e por vezes estão até muito perto de estragar. Como deixar morango estragar não é uma opção, uma boa solução é fazer geleia de morango! Fica uma delícia e dura um pouco mais…

Geleia de Morango

Ingredientes:
500g de morangos
500g de açúcar
suco de 1/2 limão

Como fazer:
Lave os morangos e tire os cabos e folhas.
Amasse metade dos morangos com o açúcar. Junte os morangos inteiros, o suco de limão e leve tudo ao fogo, por cerca de 30 minutos. Deixe esfriar e coloque em potes de vidro esterilizados.

Sim, é fácil assim. Porém existem algumas variáveis. Eu já fiz uma vez e não coloquei suco de limão, porque não tinha em casa e cismei de fazer a geleia naquela hora, e deu certo também. Dizem que o mais importante é a proporção morangos/açúcar, que tem que ser 50% de cada. Eu acho que coloquei um pouco menos de açúcar quando fiz. Pra comer em casa acho que não tem problema nenhum não usar o limão, colocar um pouco menos de açúcar, ou até não colocar no pote de vidro esterilizado. Um monte de morango vai render um pouco de geleia, então você não precisa que ela dure 3 meses na geladeira. Se for fazer pra vender aí precisa tomar alguns cuidados e manter sempre a mesma consistência. Pra comer em casa não tem tanta preocupação com o ponto, se deixar menos tempo ela vira uma calda mais líquida, e quanto mais tempo deixar mais consistente vai ficando, vai de gosto também.
Não tenha medo, misture morangos lavados e sem folhas com açúcar e leve pro fogo, não tem como ficar ruim! 😉
Ah e se quiser pode usar outras frutas vermelhas junto, como amoras ou framboesas e fazer geleia de frutas vermelhas!

*Imagem de quando eu fiz e postei no @oquetemdesobremesa

Gostou dessa receita? Então acho que também vai gostar dessas: Sobremesa de mroango, Petit Suisse caseiro, Tortinha de pão de forma e Torta de Morango.