receita de donutsSe tem uma sensação que eu amo é a de morder um Donut bem fofinho, enquanto o açúcar de confeiteiro derrete na língua… Se você também gosta tenho duas boas notícias: a primeira é que não é tão difícil de fazer em casa, e a segunda é que ele pode ser assado ao invés de frito (o que pouca algumas calorias desnecessárias). Gostou? Então anota a receita de Donuts assados:

Donuts Assados

Ingredientes:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
½ xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de margarina sem sal
½ xícara de chá de leite
15 gramas de fermento biológico
2 ovos

Como fazer:

Dissolva o fermento no leite morno. Acrescente os ovos, o açúcar, a margarina e, aos poucos, a farinha de trigo. Manuseie a massa até que fique homogênea e firme. Deixe a massa descansar em local abafado até dobrar de volume (cerca de 30 minutos).
Jogue um pouco de farinha em uma superfície lisa e sove a massa até que comece a se soltar das mãos.
Abra a massa com um rolo, deixando cerca de 1 cm de espessura. Use um cortador ou um copo para fazer círculos de cerca de 8 cm de diâmetro. Com um cortador ou um copo menor, retire o centro do círculo para formar as rosquinhas. Coloque-as em uma forma untada com margarina e deixe crescer novamente. Leve ao forno pré aquecido em 180 graus e asse durante 30 minutos, até que fique dourado no fundo. Retire do forno e deixe esfriar um pouco.
Você pode cortar ao meio para rechear ou somente cobrir, como preferir. Algumas sugestões de recheio são: Creme de Confeiteiro, Ganache de chocolate,Geleia de Morango, Brigadeiro, Doce de Leite, Nutella…
Para a cobertura pode usar Ganache de chocolate também, Glacê e granulado coloridos, ou a minha preferida: passar um pouco de margarina derretida e bastante açúcar de confeiteiro!

Dica: Use o meio retirado da massa para fazer mini donuts como os da foto. O tempo de forno será um pouco menor, cerca de 20 minutos. Para rechear use um canudo para retirar o miolo e um saco de confeitar para colocar o recheio.


*Imagem do @oquetemdesobremesa