Muitas sobremesas trazem consigo uma carga afetiva enorme. Por trazerem conforto, por estarem associadas a momentos em família, ou a algum membro da família que preparava a sobremesa, ou que gostava muito. Pra mim o doce de abóbora com coco (ou até sem o coco) remete à minha avó. Ela sempre adorou e insistia pra que eu provasse quase sempre que comia, mesmo eu não gostando em nenhuma delas… Se você, assim como ela, também gosta, ou assim como eu, não gosta, mas quer presentear alguém que gosta, anota a receita:

Doce de abóbora com coco

Ingredientes:
1 e 1/2 kg de abóbora d’água madura
2 xícaras de chá de água
1 kg de açúcar
5 cravos da índia
2 pedaços de casca de canela
100 g de coco ralado

Como fazer:
Descasque a abóbora e corte em pedaços pequenos. Coloque em uma panela, adicione a água, tampe a panela e leve ao fogo alto por uma hora.
Retire a panela do fogo e deixe a abóbora cozida esfriar por 10 minutos.
Passe a abóbora por uma peneira grossa, com o líquido.
Coloque essa massa de abóbora em uma panela, adicione o açúcar, os cravos, a canela e o coco ralado.
Leve ao fogo médio cozinhando por aproximadamente meia hora. Mexa regularmente com uma colher de pau (de preferência tenha uma colher de pau para doces e uma para salgados).
Retire do fogo e deixe esfriar por 10 minutos.
Coloque o doce de abóbora com coco em uma compoteira e sirva.

*Imagem do @oquetemdesobremesa e receita do livro Dona Benta – Comer bem.

Gostou dessa receita? Então acho que vai gostar dessas também: Pavê de pêssego e coco, Manjar de coco com calda de manga, Biscoito de coco com amido de milho, Pudim de tapioca com coco, Bolo gelado de coco, Pudim da Vovó e Tiramisú.