como fazer quindimMais um docinho bem típico das festas juninas e bem fácil de fazer em casa: o quindim! Eu gosto muito de quindim, apensar de não comer com muita frequência, se tiver outra opção acabo deixando ele de lado, mas quando como eu me lembro do quanto é gostoso! Se faz tempo que você não come também, sugiro que faça essa receita em casa!

Quindim

Ingredientes
10 gemas de ovo
50 g de coco ralado
1 vidro de leite de coco (200ml)
200 g de açúcar
manteiga e açúcar o suficiente para untar a forma

Como fazer:
Separe as gemas das claras. Coloque as gemas em uma peneira sobre uma tigela e fure as gemas para que escorram na tigela. Não pressione muito, deixe que escorram naturalmente. Esse processo é importante para que o seu quindim não fique com aquele indesejável cheiro de ovo.
Junte o coco ralado, o leite de coco e o açúcar nas gemas peneiradas e mexa somente o suficiente para misturar os ingredientes.
Unte uma forma com manteiga e açúcar. Despeje a mistura na forma untada e deixe descansar cerca de meia hora (pro coco se separar e o quindim ficar bem cremoso).
Leve ao forno pré aquecido a 180 graus, em banho maria (colocando dentro de uma outra forma com água quente), por cerca de uma hora e meia, depende do forno.
Para testar se está pronto veja se a parte de cima está dourada e espete um palito. Se sair limpo estará pronto.
Retire do forno e deixe amornar, mas não esfriar completamente. Desenforme o quindim ainda morno para que se solte facilmente e não quebre.

Dicas:
– pode usar forminhas de empadas também, seguindo o mesmo processo de untar e assar em banho maria.
– use as claras que não foram usadas para fazer outras receitas, como Pavlova, Suspiros, Marshmallow ou esse Suflê de Goiabada com Calda de Requeijão.

 

* Imagem do @oquetemdesobremesa