chocolate para bombons caseirosO Carnaval acabou… Sabe o que isso significa? Que a Páscoa está chegando!!! Pra te ajudar a entrar no clima vou falar hoje de bombons caseiros. Mas caseiros mesmo, pra você comer e no máximo dar pra família e amigos, não é pra vender.

Alguns anos atrás eu me empolguei fazendo bombons nessa época e foi bem divertido. Engraçado que quando eu fazia não conseguia nem comer depois por causa do cheiro, só queria saber de coisa salgada. Claro que no dia seguinte passava e eu comia boa parte da minha produção…

 

Você vai precisar de:

Forminhas variadas para bombom. Lojas de confeitaria e lojas de coisas para festa costumam ter.

Um recipiente de vidro fundo, ou um prato.

Espátula tipo pão duro.

Colheres pequenas (de preferência que caiba dentro do molde da forminha.

Papel laminado.

Chocolate.

Criatividade pros recheios.

 

Como fazer:

O primeiro passo é derreter o chocolate. O jeito mais correto de fazer é derreter em banho maria (no fogão, com água quente por baixo), controlando a temperatura, e depois dar choque térmico em mármore, também de olho na temperatura. O jeito caseiro é derreter no microondas, em um prato ou ou recipiente de vidro fundo, aos poucos. De trinta em trina segundos abra o microondas e mexa o chocolate com a espátula pra ver se está derretido. Às vezes o chocolate já derreteu mas mantém o formato, e quando você encosta ele mistura direitinho. Cuidado para não deixar mais tempo do que o necessário, porque chocolate no microondas queima!

Agora é só pegar as forminhas e colocar o chocolate! Para fazer bombom simples é só colocar o chocolate com os complementos e levar pra geladeira. Sugestões: flocos de arroz, castanha de caju picada, avelã, uva passa…

O bombom recheado tem algumas etapas. A primeira é colocar chocolate para preencher cerca de 1/3 do molde da forminha e girar a forminha até ele preencher toda a borda. Essa vai ser a casquinha. Deixe na geladeira por alguns minutos para firmar. Agora é hora de rechear, com ajuda de duas colheres pequenas vá colocando o recheio no meio, lembrando de deixar um pouco de espaço. Complete esse espaço que sobrou com chocolate de novo, e raspe com a espátula pra deixar lisinho. Nessa hora umas batidinhas com a forminha na mesa ajudam a fazer as bolhas de ar subirem e estourarem. Agora geladeira de novo, até a forminha ficar esbranquiçada, e o chocolate soltar com facilidade. Aí é só virar a forminha em cima da mesa ou bancada onde estiver fazendo. Alguns podem precisar de uma batidinha como incentivo pra se soltarem hehe.

Sugestões de recheio: Nutella (vale misturar um pouco de creme de leite pra ficar mais cremosa), brigadeiro, beijinho, brigadeiro rosa, café (pó de café solúvel diluído direto no creme de leite, não sei medidas, fui misturando e experimentando), doce de leite, ganache de chocolate ao leite, meio amargo ou branco… Vai do seu gosto e da sua criatividade.

No final é só embalar em papel laminado, que você deve encontrar na mesma loja que tiver as forminhas. Dica pra facilitar a identificação dos sabores depois: use um tipo de molde ou uma cor de embalagem para cada sabor.

Eu não sei a validade exata dos bombons caseiros, mas acho que os que eu fiz duraram cerca de um mês.