Outro dia a Chantal, minha amiga do Quase Crua, me mandou as fotos e a receita de desse brownie de batata doce que estava fazendo. Ela segue uma dieta quase crua, como o nome do blog diz, sem glúten e sem lactose, por conta de intolerância dela e do marido. Infelizmente não conseguimos nos encontrar para eu experimentar, mas a cara ficou bem boa! Ela disse que a consistência ficou mais cremosa do que de um brownie normal, por não ter farinha.brownie de batata doce no mixer

Ingredientes:

5 batatas doces pequenas
8 tâmaras
3 colheres de maple syrup
4 colheres de cacau em pó
1 colher bem cheia de manteiga de amendoim (sem açúcar)
6 gotas de adoçante
1 pitada de sal
8 castanhas do pará
Amêndoas picadas a gosto

brownie de batata doce na assadeira

Modo de preparo:

Descasque, cozinhe e amasse a batata doce, como se fosse fazer um purê. Misture com os os outros ingredientes no mixer, ou no liquidificador, até ter uma massa homogênea. Pode deixar as castanhas e amêndoas picadas por último e misturar com uma espátula.
Coloque em uma assadeira untada, e asse em forno médio, pré aquecido, por cerca de 20 minutos. Assim como um brownie normal, não adianta espetar com um palito pra ver se sai limpo, a hora de desligar o forno é quando estiver rachando em cima.

Eles comeram assim mesmo, só o brownie de batata doce, mas eu achei uma calda de chocolate sem lactose na internet que deve combinar super bem e parece ser bem simples!

Ingredientes:

200 ml de leite de coco
2 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de sopa de açúcar ou adoçante culinário

Modo de preparo:

Colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo, mexendo até começar a engrossar.

Eu não concordo com quem deixa de consumir alguma coisa (ovo, lactose, glúten…) por ser a dieta da moda, mas tem gente que realmente tem alergia ou intolerância a alguns alimentos. E acho muito justo que eles também tenham opções gostosas de sobremesas! Se você conhece alguém que tenha alguma dessas restrições compartilhe essa receita com ele!